Paraná suspende medidas restritivas da Covid-19; uso de máscaras continua obrigatório

183
Medidas Restritivas Paraná

Mesmo com o fim do decreto, o uso de máscara continua obrigatório em todos os espaços públicos e privados

O decreto estadual nº 9.224/2021 se encerra no Paraná nesta segunda-feira (15). A expectativa era que um novo documento fosse divulgado ainda hoje, com atualizações sobre as medidas restritivas. Entretanto, diante da melhora dos números da Covid-19 o decreto não será renovado.

Apesar do fim do decreto estadual, leis estaduais e federais continuam em vigor, como por exemplo o uso obrigatório de máscaras. Além disso, os decretos municipais seguem valendo com medidas restritivas específicas para cada região.

Decreto estadual

De acordo com publicação do Diário Oficial, n ° .10646, o Paraná mantém decretos estaduais com medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública desde o dia 16 de março de 2020. Na data, o governador Ratinho Junior definiu as primeiras medidas para contenção do avanço da pandemia da Covid-19.

Ao longo de 1 ano e 8 meses o Paraná manteve atualizações quinzenais de decretos, com base em análises do cenário epidemiológico realizadas por especialistas. Entre as principais medidas, os documentos estabeleciam toque de recolher, proibição de consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, uso obrigatório de máscara e restrição de público em eventos.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), a decisão, anunciada nesta terça-feira (16), é baseada em diversos indicadores positivos que apontam para um cenário estável. Nos últimos 15 dias, por exemplo, houve uma queda de 54,6% nos casos diagnosticados e de 52,5% nos óbitos registrados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui