O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), embarcará em uma viagem técnica ao exterior em busca de investidores para o estado. Durante os dez dias fora do país, ele terá a oportunidade de avaliar o desempenho de cada pasta de seu governo e, possivelmente, definir mudanças no secretariado. Entre as especulações, está a hipótese de aumentar o número de secretarias para acomodar aliados políticos e otimizar a gestão estadual.
Ao retornar, Ratinho Junior deve promover ajustes em sua equipe. Nomes como Marcelo Belinatti (PP), Ulisses Maia (PSD), Rafael Greca (PSD), Leonaldo Paranhos (PL), Emerson Bacil (UB) e Do Carmo (UB) são cotados para integrar o primeiro escalão. A maioria desses nomes busca fortalecer suas trajetórias políticas visando as eleições de outubro de 2026.
No entanto, nem todos os que almejam uma vaga no secretariado devem ser contemplados. Especialmente aqueles que já planejam migrar para outros partidos em 2024, com o objetivo de concorrer às eleições municipais, podem ficar de fora das indicações.
Com um olho na candidatura à presidência da República, Ratinho Junior busca montar uma equipe alinhada às suas propostas e comprometida com o fortalecimento da economia paranaense. A reforma no secretariado, portanto, não será apenas uma questão administrativa, mas também uma jogada estratégica para consolidar sua base política e projetar seu nome nacionalmente.
A expectativa é que, nos próximos dias, o governador anuncie as mudanças, definindo os rumos de sua gestão e de sua campanha futura.