Uma audiência realizada nesta terça-feira (25) colocou frente a frente o vereador Cristóvão Cruz (Novo) e a vereadora Professora Terezinha Daiprai (PT), no Fórum Eleitoral de Guarapuava. O julgamento, que durou cerca de seis horas, dá seguimento à denúncia do Ministério Público (MP), que acusa Cristóvão de violência política de gênero contra Terezinha. As informações são do Portal RSN.
A sessão contou com depoimentos de quatro testemunhas de defesa e quatro de acusação, ouvidas pela juíza Carmen Mondim, diretora do Fórum. A denúncia foi formalizada pelo MP em outubro de 2024, remetendo-se a um episódio ocorrido em uma sessão da Câmara Municipal no mesmo ano.
Na ocasião, Cristóvão teria se exaltado durante um debate sobre uma ‘Moção de Repúdio’ ao Governo Federal, relacionada à vacinação contra a Covid-19 nas escolas. Segundo Terezinha e sua colega Cris Wainer (PT), ambas foram desrespeitadas pelo vereador. Durante o pronunciamento de Terezinha, Cristóvão elevou o tom de voz, bateu na mesa e usou expressões depreciativas para se referir às parlamentares, chamando-as de “a outra” e “aquela ali”. Posteriormente, mesmo tendo ambas à sua frente, ele optou por pedir desculpas apenas ao assessor de uma delas.
Esse episódio se insere em um contexto preocupante de violência política de gênero em Guarapuava. Durante a última campanha eleitoral, diversos boletins de ocorrência foram registrados por agressões e abusos semelhantes contra candidatas a vereadora, evidenciando um padrão que desafia a segurança e o respeito às mulheres na política local.
Com a audiência de instrução concluída, o próximo passo do processo é a apresentação das alegações finais pelo Ministério Público e pela defesa. Em seguida, a juíza proferirá sua decisão sobre o caso.