Escolas do Grupo Especial do Carnaval de Curitiba desfilam na avenida; veja as fotos e vídeos de cada apresentação

Enamorados7
Enamorados do Samba é a segunda escola do Grupo Especial a se apresentar (Foto: Luís Pedruco)

O grande momento do Carnaval curitibano chegou. Na noite deste sábado (1º de março) teve início o desfile das escolas de samba do Grupo Especial da folia em Curitiba. A Leões da Mocidade, atual campeã do Grupo de Acesso, é quem abriu a noite na Rua Marechal Deodoro. Isso ocorreu após a apresentação dos blocos Afoxé, Púrpura, Boêmios e Madames, e Rancho das Flores agitar as milhares de pessoas presentes no Centro da Capital.

Na sequência, ainda se apresentam a Enamorados do Samba (22h30), Deixa Falar (23h50), Mocidade Azul (00h30) e Acadêmicos da Realeza (1h50).

Cinco escolas disputam título do Carnaval curitibano

A atual campeã do Carnaval curitibano é a Acadêmicos da Realeza, que depois de 11 anos de jejum conquistou o seu 11º campeonato ao levar para a avenida o enredo Ecos de Zumbi, enfatizando a presença afro na história da cidade.

Na ocasião, a Mocidade Azul (campeã de 2023) acabou como vice e a novata Deixa Falar ficou em terceiro. Já a Leões da Mocidade é a atual campeã do Grupo Especial e também participa dos desfiles, assim como a Deixa Falar.

Ou seja, são cinco escolas disputando neste ano o título de campeã do Carnaval de Curitiba. E logo abaixo você pode conhecer mais um pouco sobre cada uma delas e os seus enredos para 2025.

Vídeos e fotos das apresentações

Os vídeos com trechos de cada apresentação podem ser conferidos logo abaixo, escola por escola (com a publicação sendo atualizada conforme a ordem de apresentação).

Já as fotos estão todas na galeria acima, com indicação sobre a qual apresentação aquela imagem faz referência.

Grupo de Acesso

O Grupo de Acesso, que também conta com cinco escolas de samba, terá sua vez no desfile neste domingo (2 de março). Vai na Fé, Asas de Prata, Os Internautas, Embaixadores da Alegria e Imperatriz da Liberdade tomam a avenida a partir de 21h45. A previsão é que o desfile termine depois de duas horas da madrugada.

A ordem de apresentação será a seguinte: Vai na Fé (21h45), Asas de Prata (22h30), Os Internautas (23h15), Embaixadores da Alegria (00h00) e Imperatriz da Liberdade (1h00)

História, enredo e apresentação de cada escola

Leões da Mocidade

Fundada em 2007, a Leões da Mocidade ainda não conseguiu um título do Grupo Especial, mas foi campeã do Grupo de Acesso do Carnaval de Curitiba em 2024. E para tentar manter o embalo, a escola aposta na junção da folia com o futebol, celebrando um dos grandes times da Capital: o Club Athletico Paranaense, tendo como inspiração o centenário rubro-negro, celebrado no ano passado. Para a organização do desfile, a agremiação se baseou no atual escudo athleticano, com as quatro listras rubro-negras, que representam as diretrizes ou “ventos” do Furacão (ambição, entusiasmo, rebeldia e inovação), sendo apresentadas na Marechal em setores que também representam quatro épocas decisivas da história do time.

Enamorados do Samba

Fundada em março de 2017, a Enamorados do Samba registra em sua história um título do Grupo Especial, conquistado em 2020. E para tentar repetir o feito, a escola faz uma declaração de amor à Curitiba na Marechal Deodoro, com o enredo “Curitiba, Cidade Linda, tem Carnaval, Sim!”. A narrativa do desfile é o surgimento da araucária, árvore símbolo do Paraná, semeada pela Gralha Azul. A escola também mostra os encantos naturais da cidade, destacando os parques e arquitetura da Ópera de Arame, do Jardim Botânico e do Largo da Ordem; e apresenta as festividades carnavalescas locais, escolas de samba e blocos, como o Garibaldis e Sacis, além do Curitiba Rock Carnival e da Zombie Walk.

Deixa Falar

Fundada em novembro de 2020, ainda em meio à pandemia de Covid-19, a escola de samba Deixa Falar é também uma grande promessa do Carnaval curitibano. Em 2023, em sua primeira participação em desfile, foi a campeã do Grupo de Acesso. Já em 2024, na sua estreia no Grupo Especial, terminou em terceiro lugar. E para 2025, o enredo da agremiação recorda na avenida a tradição das benzedeiras, com o samba-enredo “Benzer, um ato de fé, um canto de liberdade, cura e amor”.

Mocidade Azul

Fundado em 1972 e com 53 carnavais e 23 títulos de campeã no histórico (22 deles pelo Grupo Especial), a Mocidade Azul é uma das mais tradicionais escolas de samba de Curitiba. Sua origem está ligada a uma torcida organizada de mesmo nome, formada para o Esporte Clube Pinheiros, e além do trabalho cultural a escola também realiza ações de cunho social durante todo o ano. Em 2025, o tema do samba-enredo é Sankofa, um símbolo africano que significa voltar atrás para buscar o que esqueceu.

Acadêmicos da Realeza

Fundada em março de 1997 e batizada por Neguinho da Beija-Flor, a alvinegra curitibana é também a atual campeão do Carnaval da cidade. A agremiação agora acumula 11 títulos e é a única escola que nunca caiu para o Grupo de Acesso. E para buscar o bicampeonato após 11 vices seguidos, a escola apresenta o enredo “Pequeno Príncipe de Curitiba: o essencial é invisível aos olhos”, que recorda várias passagens da novela do francês Saint-Exupéry e, ao mesmo tempo, homenageia o Hospital Pequeno Príncipe, que fica na capital paranaense e é referência em atendimento pediátrico.



Via:Bem Paraná

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top