O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou nesta terça-feira (13) o envio de notificações a aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. As mensagens, que detalham os valores descontados e as entidades responsáveis, serão encaminhadas através do aplicativo Meu INSS.
O objetivo da notificação é permitir que os beneficiários confirmem ou contestem a autorização dos descontos. A partir de quarta-feira (14), aqueles que não reconhecerem os débitos poderão solicitar o ressarcimento dos valores diretamente pelo aplicativo.
De acordo com o INSS, cerca de 9 milhões de beneficiários receberão a notificação. A medida visa ressarcir os aposentados e pensionistas que tiveram descontos não autorizados de mensalidades associativas entre março de 2020 e março de 2025.
O INSS alerta que a notificação será enviada exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, e que não haverá contato telefônico ou envio de SMS. Em caso de dúvidas, a orientação é ligar para a central de teleatendimento 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
“Assim que o beneficiário informar que não autorizou o desconto, o INSS irá acionar a associação para que faça o pagamento e apresente documentação”, informou o instituto. As associações terão 15 dias úteis para efetuar o pagamento, sob pena de serem acionadas judicialmente. O INSS ressalta que o aposentado ou pensionista não precisa apresentar qualquer documento para o reembolso.
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br