Lula Defende Moraes e Critica Postura dos EUA em Relação a Brasileiro Alvo de Investigação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, neste domingo (1º), a postura do governo dos Estados Unidos em relação às decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi feita durante o 16º Congresso Nacional do PSB, em Brasília, onde Lula defendeu o magistrado.

Em seu discurso, Lula mencionou que Moraes estaria buscando a prisão de um “cara brasileiro” residente nos EUA, que, segundo o presidente, age contra o Brasil. Essa fala surge após o Departamento de Justiça dos EUA expressar críticas ao STF e ao Ministério da Justiça em relação à decisão de Moraes de bloquear a conta do jornalista Allan dos Santos na plataforma Rumble. Santos, que reside nos EUA, é alvo de investigações no Brasil.

“Os Estados Unidos querem processar o Alexandre de Moraes porque ele está querendo prender um cara brasileiro que está lá nos Estados Unidos fazendo coisa contra o Brasil o dia inteiro”, afirmou Lula, questionando a legitimidade da crítica americana à Justiça brasileira. “Ora, que história é essa de os Estados Unidos quererem negar alguma coisa e criticar a Justiça brasileira?”, completou.

Apesar de não mencionar nomes, a situação do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro também está em evidência. Ele é alvo de inquérito no STF e foi citado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que solicitou a abertura de investigação sobre suas atividades nos Estados Unidos.

De acordo com o procurador-geral Paulo Gonet, Eduardo Bolsonaro tem “reiteradamente e publicamente afirmado que está se dedicando a conseguir do governo dos Estados Unidos a imposição de sanções contra integrantes do Supremo Tribunal Federal”. A PGR avalia que tais ações podem configurar uma tentativa de “impedir, com a ameaça, o funcionamento pleno dos poderes constitucionais”, o que representaria um atentado à normalidade democrática.

Fonte: http://vistapatria.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *