NYT Alerta: Sanções dos EUA a Moraes Podem Desencadear Crise Diplomática com o Brasil

Alexandre de Moraes (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O jornal The New York Times (NYT) acendeu um alerta sobre o possível impacto de sanções americanas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nas relações entre Brasil e Estados Unidos. Segundo reportagem do jornal, uma eventual medida punitiva por parte do governo dos EUA poderia levar a uma grave ruptura diplomática entre as duas maiores nações do Hemisfério Ocidental.

O correspondente do NYT no Brasil, Jack Nicas, destacou que a situação tem potencial para gerar uma crise sem precedentes. A reportagem aponta que Moraes estaria sob análise em Washington, após embates com Elon Musk e a Trump Media & Technology Group, empresa ligada ao ex-presidente Donald Trump.

Um dos indícios dessa análise seria o anúncio do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, sobre restrições de vistos a autoridades estrangeiras envolvidas em censura a cidadãos americanos. Embora Rubio não tenha citado Moraes nominalmente, mencionou a América Latina como uma região de preocupação. Anteriormente, Rubio já havia afirmado no Congresso que havia “uma grande chance” de Moraes ser sancionado sob a Lei Global Magnitsky.

A reportagem do NYT revelou ainda que o Departamento de Justiça dos EUA enviou uma carta a Moraes, criticando a decisão do ministro de determinar que a plataforma Rumble bloqueasse um usuário específico. O jornal destaca a preocupação do governo americano com possíveis restrições à liberdade de expressão de residentes nos Estados Unidos.

Embora o Departamento de Estado não tenha confirmado oficialmente se Moraes é um dos alvos da nova política de sanções, o NYT ressalta que a linguagem utilizada nos comunicados “se inclina fortemente para as críticas contra ele”. A possibilidade de sanções levanta questões sobre o futuro das relações bilaterais e o impacto nas instituições democráticas de ambos os países.

Fonte: http://www.conexaopolitica.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *