Bolsonaro Desenterra Críticas de Randolfe ao STF em Meio a Debate Sobre Inquérito das Fake News

O ex-presidente Jair Bolsonaro reacendeu o debate sobre o inquérito das fake news ao compartilhar um vídeo de 2019 no qual o senador Randolfe Rodrigues, atual líder do governo Lula no Congresso, tece duras críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF). As declarações, feitas durante uma entrevista à Jovem Pan News, miravam especificamente os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. O vídeo ressurge em um momento de intensa discussão sobre os limites da atuação do STF e a legitimidade do inquérito.

Na gravação, Randolfe questiona a decisão do STF de instaurar, conduzir e julgar o próprio inquérito, o que, segundo ele, representava um “esgarçamento total” das instituições. “O que ocorre é que o ministro Alexandre de Moraes e o presidente do Supremo [Dias Toffoli] estão levando as instituições e notadamente o Supremo Tribunal Federal a um nível de esgarçamento total”, afirmou o senador na época. Ele chegou a defender um pedido de impeachment contra Moraes.

As críticas de Randolfe, em 2019, ecoavam a preocupação de diversos senadores com o que consideravam uma invasão de competência por parte do STF. A Procuradoria-Geral da República (PGR) também havia manifestado questionamentos sobre o modelo do inquérito, argumentando que ele feria o princípio da separação de poderes.

Contudo, a postura de Randolfe em relação ao inquérito das fake news mudou significativamente ao longo dos anos. Atualmente, o senador se tornou um defensor da investigação, que se expandiu para apurar não apenas a disseminação de notícias falsas, mas também os atos de 8 de janeiro em Brasília.

Em 2022, Randolfe justificou sua mudança de posição em entrevista ao Estadão, afirmando que as dúvidas jurídicas iniciais foram dissipadas pelo andamento das investigações. “Hoje, esse inquérito das fake news e o dos atos antidemocráticos são os últimos instrumentos de defesa da democracia brasileira e de combate às hostes criminosas de Bolsonaro e de seus lacaios”, declarou o senador, demonstrando uma visão oposta àquela expressa em 2019.

Fonte: http://vistapatria.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *