Kátia Dietrich, ex-vereadora de Curitiba, foi presa em Joinville, Santa Catarina, pondo fim a quase dois anos de fuga. A prisão, realizada pela Divisão Estadual de Combate à Corrupção (Deccor) e pelo Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber) da Polícia Civil do Paraná, também resultou na detenção de seu marido, Marcos Withers. A informação foi divulgada inicialmente pelo Blog Politicamente Correto.
Os mandados de prisão foram expedidos pela 13ª Vara Criminal de Curitiba em novembro de 2023. O casal foi condenado por envolvimento em um esquema de “rachadinha”, onde parte dos salários dos funcionários do gabinete parlamentar era desviada. Relatos indicam que alguns colaboradores sofreram ameaças por parte do casal.
Kátia Dietrich foi sentenciada a cinco anos e seis meses de prisão, enquanto Marcos Withers recebeu uma pena de cinco anos. De acordo com o delegado da Deccor, Alan Flore, “o cumprimento de mandados dessa natureza reafirma o papel das polícias civis no enfrentamento de crimes contra a Administração Pública e na garantia de que condenações judiciais sejam devidamente executadas”.
Atualmente, o casal está detido no Departamento de Polícia Penal em Joinville, aguardando a transferência para Curitiba. Devido ao trânsito em julgado do processo, eles não terão o direito de aguardar em liberdade. A condenação marca o fim de uma saga judicial que expôs um esquema de corrupção dentro da Câmara Municipal.
Kátia Dittrich, eleita vereadora em 2016 sob o nome Kátia dos Animais, obteve 4.088 votos. Durante seu mandato, chegou a presidir a Comissão do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos, um contraste marcante com as acusações de corrupção que a levaram à prisão.
Fonte: http://ric.com.br