Sanepar investe em Matinhos: Abastecimento de água será ampliado com novos reservatórios e melhorias na captação

Matinhos, no litoral paranaense, receberá investimentos significativos da Sanepar para aprimorar o sistema de abastecimento de água. A companhia de saneamento lançou uma licitação, na modalidade pregão eletrônico, para a instalação de seis novos reservatórios em balneários da cidade. As propostas serão recebidas até o dia 8 de julho, data em que também ocorrerá a disputa de preços.

Com um prazo de 150 dias para a execução das obras a partir da contratação da empresa vencedora, o projeto visa reforçar o atendimento nas áreas mais críticas. Os novos reservatórios, localizados nos balneários Riviera, Solimar e Gaivotas, terão capacidade para armazenar 525 mil litros de água tratada, aumentando a segurança hídrica da região.

“Ano a ano temos percebido um aumento crescente no volume de pessoas que visitam o Litoral e, consequentemente, o aumento da demanda por água tratada”, destaca o diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel. “Por isso, muito antes da temporada de verão, a Sanepar já trabalha na preparação da infraestrutura do sistema de abastecimento, para atender cada vez melhor moradores e veranistas”.

Além dos novos reservatórios, a Sanepar também está investindo na melhoria da captação de água em Matinhos. O processo licitatório para essa etapa está em fase de homologação e tem como objetivo preparar o sistema para enfrentar eventuais situações de chuvas intensas, que podem prejudicar o tratamento da água.

A Sanepar estima investir mais de R$ 6,2 milhões na instalação de floco-decantadores, equipamentos que eliminam impurezas da água in natura. Segundo Marcos Muniz, gerente regional da Sanepar no Litoral, a medida visa evitar que a estação de tratamento seja afetada por eventos climáticos extremos, como as fortes chuvas que causaram alagamentos e interrupção do tratamento em dezembro de 2024.

Fonte: http://massa.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *