Hoesp realiza captação de rins em paciente de 80 anos

 Procedimento destaca importância da doação de órgãos e envolvimento da família

A Hoesp – Hospital Bom Jesus – realizou um procedimento inédito nesta terça-feira (01), com a captação de rins de uma paciente idosa de 80 anos, após a confirmação de morte encefálica. A ação marca um momento histórico para o hospital, que acompanhou o processo com o suporte da Central Estadual de Transplantes.

Segundo o coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Hoesp, Itamar Weiwanko, a idade avançada da paciente torna o caso singular. “A captação de órgãos em pacientes com essa idade é inédita no hospital, por conta da idade e, consequentemente, o bom funcionamento dos órgãos. A equipe analisou os exames e validou os rins e o fígado para transplante, mas apenas os rins tiveram receptores compatíveis”, explicou.

A autorização para a doação foi concedida pela família da paciente, que foi acolhida e acompanhada pela CIHDOTT. “Essa captação chama a atenção pela idade do paciente, e vale lembrar que isso só foi possível graças ao ‘sim’ da família”, reforçou Itamar.

Os dois rins foram captados durante a madrugada e, em seguida, encaminhados para transplante em Curitiba. A iniciativa reforça a importância do diálogo sobre a doação de órgãos e mostra que, com avaliação criteriosa, é possível salvar vidas mesmo em casos menos comuns.



Fonte:Portal 24 Cascavel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *