O legislativo paranaense vai analisar no plenário da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 enviada pelo governo Carlos Massa Ratinho Junior, que projeta uma receita de 82,9 bilhões, com previsão de R$ 6,6 bilhões em investimentos.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades do Estado para o próximo exercício fiscal e serve como base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).
O texto precisa ser aprovado antes do recesso parlamentar, cuja data será anunciada pelo presidente da Poder Legislativo, deputado Alexandre Curi (PSD).
A tramitação da norma é o destaque da agenda legislativa, assim como mais uma edição da Assembleia Itinerante.
O projeto 248/2025 ainda passará por reunião da Comissão de Orçamento na manhã de segunda-feira (7), às 11 horas, antes de ser votado na sessão plenária, às 14h30.
Ao todo, o texto recebeu 142 emendas de meta e 19 de texto, totalizando 161, apresentadas tanto por parlamentares quanto pelo próprio governo.
Presidente da Comissão de Orçamento, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) ressaltou a importância dos debates promovidos pelo Parlamento na construção do “orçamento da gente”, que balizará os investimentos e programas do Estado.
Para o relator da LDO, deputado Evandro Araújo (PSD), o principal cuidado na elaboração da norma é garantir justiça orçamentária sem invadir competências constitucionais.
Fonte:Blog do Tupan