Levantamento da Paraná Pesquisa mostra que a eleição de 2026 está aberta

O senador Sergio Moro, candidato do União Brasil à sucessão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), deve ter ficado preocupado quando pegou o levantamento da Paraná Pesquisa, de Murilo Hidalgo, a espontânea mostra que a maioria dos eleitores paranaenses, 79,5%, ainda não decidiu em quem votar na eleição de quatro de outubro de 2026.

O que mais chamou a atenção foi a não citação do vice-governador Darci Piana (PSD) no levantamento, o que pode enfraquecer as pretensões dele de entrar na disputa.

Em compensação deu ânimo redobrado para o presidente da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), Alexandre Curi (PSD), e para o secretário das Cidades, Guto Silva (PSD) que articulam o nome dentro do PSD, pois sem terem exposição midiática aparecem com 1,2 das intenções de voto para o deputado estadual e 0,6% para o segundo postulante.

Sergio Moro, o líder entre os concorrentes ao Palácio Iguaçu só foi citado por 2,4% dos paranaenses, muito pouco para quem não sai da mídia, ora pela perseguição da esquerda ou pelas confusões entre os filiados do partido.

Quem deve ter ficado irritado com os números da Paraná Pesquisa foi Rafael Greca (PSD), o ex-prefeito de Curitiba que deixou o cargo há seis meses aparece com ridículos 0,6%, a maioria conquistada na capital do Paraná e viu Alexandre Curi disparar na corrida eleitoral e Guto Silva assombrar a candidatura dele.

A pesquisa também foi estimulante para o deputado estadual Requião Filho (PDT), mas sem estrutura partidária e recursos do fundo eleitoral tem poucas chances de ir em algum lugar, aparece com 0,6%, ao lado do papi Roberto Requião.

Se foi dado um gás para Requião Filho, para o futuro candidato do PT Enio Verri foi desestimulante, apenas 0,1%, mesmo depois de fazer o festerê com distribuição de recursos para pequenas e médias cidades do Paraná através de Itaipu.

Também não foi lembrado o candidato da Rede Sustentabilidade, o ex-vereador Jorge Bernardi, mas como ele não faz parte do mainstream político só entra no jogo para valer em 2026, quando começarem as convenções partidárias.

O Psol vai ter candidato ao governo do Paraná, mas nada está decidido, somente em agosto as discussões internas começarão, aí saberemos se Professora Angela ou Professor Piva serão os indicados.

Mas o que deixou claro é que o povo paranaense tem Ratinho Junior, 8% votariam nele para continuar no comando do executivo paranaense.

Chama também a atenção o número de citados alternativos, 0,8%, deixando uma curiosidade no ar, será que poderá acontecer uma surpresa?

A conclusão final é de que Alexandre Curi e Guto Silva foram os vitoriosos, não será surpresa se unirem forças para 2026 e estarem juntos.

Fonte:Blog do Tupan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *