Pois é, o Partido dos Trabalhadores entrou em várias cidades do Paraná com acusações de fraude a cota de gênero em diversas cidades paranaenses, nas eleições de 2024, na terça-feira, dia 15 de julho, a Justiça Eleitoral aceitou a denúncia e cassou a chapa da Federação Brasil da Esperança à Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, o vereador Fernando Nègre perde a vaga com a decisão e a sigla fica sem representante na cidade.
A alegação do juiz Clairton Mario Spinassi determinou a cassação do diploma de Fernando Nègre, a anulação de todos os votos da chapa e a recontagem do resultado eleitoral, o que deve mexer na composição do legislativo.
Segundo a ação protocolada as candidatas Angela Badilia e Francieli Nunes, filiadas ao Partido Verde não realizaram atos de campanha e tiveram votações inexpressiva, 18 e 12 votos apenas.
A decisão confirma que ficou comprovado o lançamento de candidatura feminina apenas para preencher a cota mínima obrigatória.
Como há a possibilidade de embargos, com isso o vereador Fernando Nègre vai continuar com o mandato até o final da ação, mas antes deverá passar pelo Tribunal Reigonal Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que poderá reformar a sentença, se entender o contrário do tribunal local.
Fonte:Blog do Tupan