O domingo (20) foi marcado por manifestações em diversas cidades do Brasil, expressando forte descontentamento com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e com a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os protestos ocorrem em um momento de crescente tensão política interna e externa, com o país envolvido em um embate com o governo dos Estados Unidos.
O foco central das manifestações reside nas recentes decisões judiciais que impactaram o ex-presidente Jair Bolsonaro, bem como na deterioração das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. As sanções impostas por Washington a autoridades brasileiras, juntamente com as medidas cautelares determinadas por Moraes contra Bolsonaro, acirraram os ânimos e mobilizaram apoiadores do ex-presidente.
Em Brasília, epicentro dos protestos, manifestantes empunharam faixas e cartazes criticando Moraes, a quem acusam de “violador de direitos humanos”. Uma das principais demandas dos participantes é a libertação dos indivíduos detidos em decorrência dos inquéritos relacionados aos eventos de 8 de janeiro. Bandeiras do Brasil, dos Estados Unidos, de Israel e do Brasil Império também foram exibidas.
A onda de manifestações se espalhou por outras capitais e cidades importantes, como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Vila Velha e Rio de Janeiro. Em todas elas, o pedido de *impeachment* de Alexandre de Moraes e do presidente Lula ecoou com força. Senador Magno Malta (PL-ES) chegou a classificar Moraes como “ditador” durante ato em Vila Velha.
“Manifestação espontânea agora em Brasília”, publicou Eduardo Bolsonaro em suas redes sociais, evidenciando o apoio de figuras políticas aos atos. A escalada de tensão ocorre após Moraes determinar o uso de tornozeleira eletrônica e outras restrições a Bolsonaro, sob a alegação de que o ex-presidente teria influenciado Trump a sancionar o Brasil. Em resposta, o governo dos EUA revogou vistos de Moraes e autoridades próximas, um gesto inédito na relação entre os países.
Fonte: http://revistaoeste.com