As articulações para as eleições de quatro de outubro de 2026 estão a pleno vapor, o PT ainda não desistiu de aumentar o número de partidos em nova federação, atraindo o PSB, de Geraldo Alckmin, e o PDT, fundado por Leonel Brizola, alguns militantes desses dois partidos acham que a sigla de Luiz Inácio Lula da Silva quer estrangular financeiramente os demais, para se tornar o único representante da esquerda no Brasil.
O PT esmagou os dois aliados nas eleições municipais, o PCdoB e o PV, e deve deixar as duas legendas menores em 2026.
No Paraná, o PCdoB mais uma vez tem poucas chances de conquistar cadeiras na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) ou na Câmara Federal.
Já o PV, corre o risco de perder até mesmo o deputado federal Aliel Machado, já que o partido de Luiz Inácio Lula Silva vai injetar recursos do fundo eleitoral para tentar fazer pelo menos oito federais e os deputados federais Arilson Chiorato, Professor Lemos, Luciana Rafagnin e Renato Freitas falam em upgrade político.
Em 2026, o PT não vai dar tanta atenção a chapa de deputado estadual, o que conseguir será uma boa, porque agora o importante eleger federais e assim aumentar os recursos do fundo partidário e eleitoral para 2028 e 2030.
Fonte:Blog do Tupan