O Departamento de Justiça dos Estados Unidos elevou a tensão com o governo venezuelano ao anunciar, nesta segunda-feira (28), uma recompensa de 25 milhões de dólares. O montante será destinado a quem fornecer informações cruciais que resultem na prisão e condenação do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. A iniciativa, divulgada através de um cartaz com a foto de Maduro pela DEA (Administração de Repressão às Drogas), agência vinculada ao Departamento de Justiça, intensifica a pressão internacional sobre o líder venezuelano.
A medida surge em um contexto de acusações graves contra Maduro, que é apontado por autoridades americanas como um dos líderes do Cartel de Los Soles. As acusações incluem conspiração com o narcoterrorismo, importação de cocaína, transporte e uso de armas para atividades criminosas ligadas ao tráfico de drogas. O governo dos EUA também estende o interesse por informações a respeito de outros membros do alto escalão do governo venezuelano, como Diosdado Cabello Rondón, ministro do Interior, Justiça e Paz, e Vladimir Padrino López, ministro da Defesa.
“O Cartel de Los Soles é um grupo criminoso sediado na Venezuela, liderado por Nicolás Maduro Moros e outros membros de alto escalão do regime de Maduro”, afirma um documento do Departamento do Tesouro dos EUA, divulgado na última sexta-feira. De acordo com o governo americano, o grupo fornece apoio material a organizações terroristas estrangeiras que ameaçam a segurança dos Estados Unidos, em particular o Tren de Aragua e o Cartel de Sinaloa. Essa classificação eleva o Cartel de Los Soles a uma organização terrorista internacional.
A oferta de recompensa e as acusações formais representam uma escalada significativa na relação já conturbada entre os Estados Unidos e a Venezuela. Resta saber quais serão os próximos desdobramentos desta crise e o impacto que essas ações terão na estabilidade política e social da Venezuela. A resposta do governo Maduro e a reação da comunidade internacional serão cruciais para determinar o futuro da situação.
Fonte: http://vistapatria.com.br