Indicado de Lula para a Anac enfrenta sabatina no Senado sob o peso de investigação por fraude na Caixa

Antônio Mathias Nogueira Moreira, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar uma diretoria na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), será sabatinado no Senado nesta terça-feira (19). A nomeação de Moreira, oficializada em julho para a vaga deixada por Ricardo Bisinotto Catanant, ocorre em meio a questionamentos sobre seu passado profissional.

O servidor, que atualmente ocupa o cargo de diretor-executivo de Governança, Integridade e Riscos da Caixa Cartões, já foi alvo de investigações por supostas irregularidades enquanto gerente da Caixa Econômica Federal. Além de sua atuação na Caixa, Moreira preside o Conselho de Administração da Infra S.A., ligada ao Ministério dos Transportes, e integra o Conselho Fiscal da BRF, uma das maiores empresas alimentícias do Brasil.

Documentos oficiais revelam que Moreira foi investigado em 2020, acusado de falsificar assinaturas e inserir informações falsas no sistema da Caixa para liberar empréstimos para uma empresa da qual era sócio-proprietário. O caso, ocorrido quando era gerente de uma agência em Amélia Rodrigues (BA), resultou em um procedimento administrativo e um acordo de não persecução penal.

Segundo a Procuradoria da República na Bahia, Moreira pagou dois salários mínimos, equivalentes a R$ 2,4 mil em 2022, e se comprometeu a informar previamente qualquer mudança de endereço à Justiça. Apesar da investigação, as certidões anexadas à sua indicação para a Anac não apontam pendências ou objeções internas.

Em carta aos senadores, Moreira destacou sua aprovação em concurso da Caixa em 2012 e a experiência acumulada em funções de liderança no setor público. “Em 2012, por meio de concurso público, tornei-me empregado da Caixa Econômica Federal, tendo exercido, ao longo dessa trajetória, diversas funções estratégicas, inclusive em posições de liderança”, afirmou. A Caixa informou que todos os requisitos legais foram cumpridos na indicação de Moreira, e a Infra S.A. declarou não haver registros de condutas que comprometam sua integridade.

Fonte: http://revistaoeste.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *