A oposição impôs uma derrota ao governo na CPMI que investigará suspeitas de fraudes bilionárias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O senador Carlos Viana (Podemos-MG) foi eleito presidente da comissão, superando o senador Omar Aziz (PSD-AM) por 17 votos a 14. A vitória representa um revés para a base governista e sinaliza uma postura mais incisiva nas investigações.
Parlamentares da oposição celebraram a eleição de Viana, que é visto como um defensor de uma apuração rigorosa dos desvios no INSS. O senador, inclusive, foi um dos signatários do requerimento que criou a CPMI e já havia expressado seu desejo de liderar os trabalhos, focando na responsabilização dos envolvidos.
A comemoração da oposição se estendeu às redes sociais. O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) escreveu: “Vencemos! Derrotamos Omar Aziz e o presidente da CPMI da roubalheira do INSS será o senador Carlos Viana… Chora petista, bolivariano, a roubalheira do PT tá acabando!”. A declaração demonstra a expectativa da oposição em relação aos rumos da investigação.
Com a presidência definida, a CPMI agora se prepara para iniciar os trabalhos formais. A próxima etapa será confirmar ou escolher um novo relator, para então dar início às convocações, quebras de sigilo e análise de documentos relacionados às suspeitas de fraude no INSS.
Fonte: http://www.conexaopolitica.com.br