Fenerbahçe e Benfica se enfrentam nesta quarta-feira (20), na Turquia, em um playoff eletrizante pela UEFA Champions League 2025-2026, com uma vaga cobiçada na fase de liga em jogo. O duelo marca um reencontro especial: o clube mais popular de Portugal contra José Mourinho, treinador português que agora lidera o time turco, que conta com um trio de jogadores brasileiros.
Mourinho, que teve uma breve passagem pelo Benfica em 2000, com apenas 11 jogos, construiu sua reputação no rival FC Porto, conquistando a Champions League e o Mundial Interclubes. Mais tarde, em 2010, repetiu o feito com a Inter de Milão. O treinador português, que já se declarou fã de Abel Ferreira, busca agora levar o Fenerbahçe à maior competição de clubes da Europa.
O Benfica, liderado por Nicolás Otamendi e com a recente adição de Richard Ríos (ex-Palmeiras), aposta no talento do atacante grego Vangelis Pavlidis, que brilhou na última temporada com 33 gols, sete deles na Champions League 2024-2025. Curiosamente, o vice-artilheiro da temporada passada foi o atacante turco Kerem Aktürkoglu, atualmente em negociação com o Fenerbahçe, adicionando mais um elemento de interesse ao confronto.
No Fenerbahçe, as atenções se voltam para Fred, Diego Carlos e Anderson Talisca, este último sondado pelo Grêmio por um valor estimado de € 30 milhões. Talisca já marcou 12 gols em 23 jogos nesta temporada, juntando-se ao atacante marroquino Youssef En-Nesyri, que balançou as redes 26 vezes na temporada passada, formando uma dupla de ataque promissora.
Embora o equilíbrio histórico entre as equipes sugira um confronto disputado, com cada time mostrando força em seus domínios, o Benfica parece ter uma leve vantagem. O time português venceu todos os cinco jogos disputados após o Mundial de Clubes da FIFA, incluindo uma vitória por 3 a 2 sobre o Fenerbahçe. A transmissão ao vivo será pelo Warner Bros. Discovery (WBD) a partir das 16h (horário de Brasília).
Fonte: http://esporte.ig.com.br