O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para diversas regiões do Brasil, com previsão de chuvas intensas e tempestades nesta terça-feira, 26. O aviso, com validade até o dia seguinte, indica um “perigo potencial” para as áreas sinalizadas, exigindo atenção e precaução por parte da população.
Após um período de veranico, a maior parte do estado de São Paulo está sob alerta de tempestade, com possibilidade de queda de granizo. A previsão se estende a pequenas áreas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, aumentando o risco de transtornos e exigindo medidas preventivas.
Além disso, quase todo o Paraná está sob alerta de chuvas intensas, com abrangência parcial em Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e também em áreas de São Paulo. No Norte do país, Amazonas e Roraima também devem enfrentar chuvas fortes, enquanto o litoral de Sergipe registra um acumulado significativo de precipitação.
Segundo o Inmet, a intensidade das chuvas pode variar entre 20 mm/h e 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos entre 40 km/h e 60 km/h. Nesses locais, o risco é de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Em caso de rajadas de vento, a Defesa Civil orienta a não buscar abrigo sob árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também é recomendado evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Fonte: http://revistaoeste.com