Atenção moradores do Sudeste! O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para a região, válido até a manhã seguinte, indicando potencial perigo de tempestades. A previsão aponta para chuvas intensas e a possibilidade de queda de granizo, exigindo atenção redobrada da população.
As áreas mais afetadas no Sudeste devem ser o sudoeste de Minas Gerais, o sul do Rio de Janeiro e o noroeste de São Paulo. Além do Sudeste, o Inmet também sinaliza risco de chuvas intensas para Roraima e o norte do Amazonas, também sob alerta amarelo.
De acordo com o Inmet, a intensidade das chuvas pode variar entre 20 mm/h e 30 mm/h, ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos que podem atingir de 40 km/h a 60 km/h. A combinação desses fatores aumenta o risco de transtornos e pequenos danos.
O alerta emitido pelo Inmet adverte para o baixo risco de ocorrências como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos. Contudo, também há possibilidade de estragos em plantações e descargas elétricas, demandando cautela em áreas rurais e urbanas.
Em caso de tempestades com rajadas de vento ou queda de granizo, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros recomendam evitar áreas abertas e o contato com objetos metálicos. A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros, pelo 193, em situações de emergência.
Fonte: http://revistaoeste.com