Deputada do Paraná Compartilha Boas Práticas de Apoio à Mulher em Conferência Internacional na Argentina

A deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD), procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, representou o Brasil na Reunião do Comitê Executivo da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas, realizada em San Fernando del Valle de Catamarca, Argentina. O evento, que ocorreu entre 1º e 3 de setembro de 2025, reuniu parlamentares de diversos países sul-americanos. O objetivo principal foi a discussão e elaboração de estratégias para melhorar a qualidade de vida da população, com foco nas mulheres.

O convite para a deputada Cloara partiu do Senado de Catamarca, no âmbito das atividades da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas, ligada à Confederação Parlamentar das Américas (COPA). Durante os três dias de intensos debates, os participantes se concentraram na criação de uma agenda estratégica, abordando temas cruciais como o financiamento político feminino, em colaboração com a Comissão Interamericana de Mulheres (CIM) da OEA.

As discussões e apresentações tiveram como foco a integração da perspectiva de gênero nas políticas públicas e o aumento da participação feminina na política. A iniciativa buscou ainda criar espaços de cooperação e reflexão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no continente americano. A deputada Cloara Pinheiro apresentou o trabalho desenvolvido pela Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, que foi recebido com grande interesse.

“Fico muito honrada de ter essa oportunidade de representar o nosso país. Compartilhamos informações importantes para construirmos uma sociedade mais justa e integrada”, afirmou Cloara. Ela ressaltou que o trabalho da Procuradoria da Mulher é referência no acolhimento e na proteção às mulheres e que foi muito elogiado durante a conferência. A deputada Tia Ju (RJ), presidente da UNALE, também representou o Brasil no evento.

O presidente da COPA, senador José Luis Dalmau, enfatizou a importância da conferência para a troca de ideias e políticas públicas entre os parlamentos da América do Sul. “Aprovamos resoluções e comissões de trabalho. Foi uma prévia da Assembleia que realizaremos em dezembro, no Brasil, e esperamos que esta reunião executiva dê frutos da união e integração que deve existir entre todos os parlamentos das Américas”, concluiu Dalmau.

Fonte: http://www.assembleia.pr.leg.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *