PSOL Aciona MPF para Tentar Barrar Exportação de Aço Brasileiro para Israel

O PSOL, através de seus representantes, protocolou uma ação no Ministério Público Federal (MPF) buscando impedir a exportação de barras de aço da Villares Metals para a IMI Systems, localizada em Haifa, Israel. A iniciativa levanta questões sobre a regularidade da transação e os possíveis usos do material em questão.

A solicitação foi formalizada pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e pela vereadora Débora Camilo (PSOL-SP), de Santos, com o apoio do Coletivo Pró-Palestina Livre da Baixada Santista, da Frente Palestina de São Paulo e do movimento BDS. Juntos, eles questionam a legalidade da exportação e alertam para potenciais riscos.

O documento apresentado detalha a rota planejada para a carga: o navio MSC Leila partiria do Porto de Santos, faria uma escala em Roterdã, na Holanda, e então a carga seria transferida para o ZIM America, com destino final ao Porto de Haifa, com chegada prevista para 17 de outubro.

O grupo requer a abertura de um inquérito civil para investigar a concessão da licença de exportação e solicita medidas cautelares para suspender o envio da carga até a conclusão das investigações. Além disso, pedem a responsabilização de todos os envolvidos, tanto no setor público quanto no privado.

As parlamentares do PSOL argumentam que a licença de exportação foi concedida de forma expedita, “sem o devido escrutínio de risco quanto ao uso bélico das mercadorias”. Elas também destacam que a IMI Systems é uma fornecedora da indústria militar israelense, com atuação em contextos de denúncias de violações de direitos humanos. A Villares Metals, procurada pela Folha de S. Paulo, não se manifestou sobre o caso.

Fonte: http://revistaoeste.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *