Uma pesquisa recente da Paraná Pesquisas aponta para um cenário desfavorável ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Distrito Federal. Quase 60% dos eleitores da capital federal desaprovam o governo Lula, segundo o levantamento divulgado nesta sexta-feira, 5 de agosto. A pesquisa revela um desafio considerável para o petista na região.
A pesquisa também detalha a avaliação do governo federal. Uma parcela significativa dos entrevistados, 39,5%, considera a administração de Lula “péssima”, enquanto 11,5% a classificam como “ruim”. Em contrapartida, 16,2% avaliam o governo como “bom” e apenas 8,9% o consideram “ótimo”.
Além da avaliação do governo, o levantamento simulou o cenário eleitoral para 2026. Em um confronto direto, Jair Bolsonaro lidera as intenções de voto com 36,8%, superando os 27,1% de Lula. Outros nomes como Ronaldo Caiado e Ciro Gomes também foram testados na pesquisa, indicando uma possível pulverização do eleitorado.
Um outro cenário, com Michelle Bolsonaro como candidata, mostra um empate técnico com Lula. A ex-primeira-dama alcança 31,4% das intenções de voto, contra 27,2% do atual presidente. Já em uma simulação contra Tarcísio de Freitas, Lula tem uma ligeira vantagem numérica, mas também configura um empate técnico dentro da margem de erro.
A pesquisa da Paraná Pesquisas ouviu 1.510 eleitores do Distrito Federal entre os dias 23 e 27 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%, o que garante a credibilidade dos resultados apresentados sobre o cenário político na capital do país.
Fonte: http://revistaoeste.com