Em uma noite de pura emoção e drama, a Bolívia derrotou o Brasil por 1 a 0 em El Alto, na terça-feira (9), assegurando um lugar na repescagem para a Copa do Mundo de 2026. O gol da vitória, marcado por Miguelito Terceros de pênalti aos 45 minutos do primeiro tempo, reacendeu a chama da esperança para os torcedores bolivianos, ávidos por retornar ao cenário mundial do futebol após mais de três décadas. A seleção encerrou a fase classificatória em oitavo lugar, um feito que transcende o resultado em si.
A classificação dramática foi selada não apenas pela vitória em casa, mas também por uma combinação de resultados. A Bolívia dependia do confronto entre Venezuela e Colômbia, em Maturín. Apesar da vantagem inicial, os venezuelanos sucumbiram à pressão colombiana, sofrendo uma virada que culminou em uma derrota por 6 a 3. “Foi uma noite de nervos à flor da pele, mas a recompensa veio com a confirmação da vaga”, comentou um torcedor local.
A conquista ecoa na memória do país, que participou de apenas três Copas do Mundo (1930, 1950 e 1994). A última participação foi há 32 anos. A vaga na repescagem reacende a memória do feito de 1993, quando a equipe, liderada por Marco Etcheverry, garantiu presença no mundial.
Milhares de torcedores, vestindo as cores da bandeira, tomaram as arquibancadas e as ruas próximas ao estádio, localizado a mais de 4.000 metros de altitude. A atmosfera festiva remete à histórica vitória por 2 a 0 sobre o Brasil em 1993, no estádio Hernando Siles, a primeira derrota da Seleção Brasileira em Eliminatórias, que pavimentou o caminho para a Copa do Mundo nos Estados Unidos.
Naquele mundial, a Bolívia enfrentou a Alemanha na estreia, perdendo por 1 a 0. Empatou em 0 a 0 com a Coreia do Sul e marcou seu único gol em Copas na derrota por 3 a 1 diante da Espanha, com um tento de Erwin Sánchez. Agora, com a vaga na repescagem assegurada, a Bolívia aguarda a definição do adversário de outro continente, em data a ser confirmada pela FIFA, para lutar por uma vaga na Copa do Mundo de 2026.
Fonte: http://esporte.ig.com.br