Chamas Devastam Quase 6% da Floresta Nacional de Brasília; Bombeiros Controlam Incêndio

Um incêndio de grandes proporções consumiu 220 hectares da Floresta Nacional de Brasília (Flona) na última terça-feira, o que corresponde a 5,86% da área total da unidade de conservação. A devastação levou à suspensão da visitação pública, enquanto as autoridades avaliam os riscos e a segurança do local.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) agiu rapidamente e conseguiu controlar o fogo na manhã de quarta-feira. As equipes realizaram o rescaldo da área para evitar o surgimento de novos focos de incêndio. Rondas de monitoramento seguem sendo feitas para garantir que as chamas não se reativem, dada a persistência do clima seco.

A operação de combate às chamas mobilizou cerca de 160 pessoas, entre brigadistas, servidores e bombeiros militares, com o auxílio de um helicóptero e um avião Nimbus. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), houve um novo foco de incêndio na madrugada, próximo à área 26 de setembro, que já foi controlado.

Atualmente, 30 profissionais de diversas instituições, como ICMBio, Instituto Brasília Ambiental, CBMDF e Polícia Militar Ambiental, permanecem em vigilância constante para proteger a floresta. O CBMDF informou que atendeu 43 ocorrências de incêndio em vegetação na terça-feira, totalizando 394,78 hectares queimados em todo o Distrito Federal. Os dados excluem incêndios em lixo, entulho ou queimadas controladas.

Além da Flona, o Parque Ecológico Canela de Ema, em Sobradinho, também foi atingido por um incêndio de grandes proporções. Moradores relataram intensa fumaça nas proximidades de suas residências, especialmente no Setor de Mansões. O Corpo de Bombeiros reforça as orientações para a prevenção de incêndios na região, em razão do período de seca e do aumento do risco de novas ocorrências.

Fonte: http://revistaoeste.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *