76% dos cariocas desejam Exército na segurança pública

Pesquisa mostra apoio à atuação das Forças Armadas no Rio de Janeiro

76% dos cariocas desejam Exército na segurança pública
Foto: Fabio Teixeira/Getty Images

Uma pesquisa revela que 76% dos moradores do Rio de Janeiro acreditam que o Exército deve atuar na segurança pública.

Em 1º de novembro de 2025, a pesquisa Datafolha revelou que 76% dos moradores do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana acreditam que o Exército deve atuar na segurança pública. O levantamento foi realizado entre 30 e 31 de outubro, ouvindo 626 pessoas com 16 anos ou mais, e apresenta uma margem de erro de quatro pontos percentuais.

Apoio à participação das Forças Armadas

Além dos 76% que apoiam a atuação do Exército, 72% dos entrevistados acreditam que a operação contra o Comando Vermelho (CV), que deixou ao menos 121 mortos, deveria ter contado com a presença das Forças Armadas. A pesquisa também indicou que 66% dos moradores desejam alterações na legislação para aumentar a responsabilidade do governo federal na segurança pública.

Avaliação da gestão e apoio político

Entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro, 55% são favoráveis à mudança na legislação, enquanto entre os eleitores do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, esse índice sobe para 75%. Entre os 40% que consideram a gestão do governador Cláudio Castro como ótima ou boa, 86% apoiam a participação do Exército, enquanto entre os que a avaliam como ruim ou péssima, 64% também são favoráveis.

Conclusão

A pesquisa demonstra um forte apoio popular à presença do Exército nas operações de segurança pública no Rio de Janeiro, refletindo uma demanda por mudanças significativas na abordagem do governo em relação à segurança.

Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *