A derrota do Corinthians para o Fluminense, ocorrida no último domingo (20) na Neo Química Arena, deixou o clube em uma situação complicada após a 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com apenas três pontos acima da zona de rebaixamento, a equipe apresenta um desempenho inferior ao que tinha no mesmo período de 2007, quando foi rebaixada pela primeira vez. A pausa para a Data Fifa representa uma oportunidade para o time se reorganizar e se preparar para as dez últimas rodadas, que incluem confrontos diretos e clássicos estaduais essenciais para garantir a permanência na elite do futebol.
O Corinthians atravessa um jejum de seis derrotas consecutivas, igualando um recorde negativo estabelecido em 2006, quando perdeu todos os jogos entre a 7ª e a 12ª rodada sob o comando do técnico Geninho. Apesar das eliminações na Copa do Brasil e na Libertadores, a diretoria decidiu manter Fernando Diniz no cargo, em grande parte devido ao apoio dos jogadores ao treinador. O diretor executivo Marcelo Paz declarou que a decisão pela continuidade foi respaldada pela confiança dos atletas no trabalho de Diniz.
Atualmente, o Corinthians ocupa a 14ª posição na tabela, com 32 pontos, enquanto o Grêmio, que abre a zona de rebaixamento, possui 29 pontos. Entre os dois times estão Mirassol e Vasco, que, por sua vez, tem 31 pontos e está em ascensão, além de um jogo a menos, que será contra a lanterna Chapecoense. Vale destacar que a pontuação vigente do Corinthians é inferior à que o clube possuía em 2007, quando somava 33 pontos, com um aproveitamento de 39,29%, superior aos 38,10% da atual temporada.
A próxima partida do Corinthians será contra o Internacional, dia 7 de outubro, no Beira-Rio. O Colorado, que já foi um Algoz do Timão na Copa do Brasil, está na 18ª posição com 28 pontos, o que torna este confronto ainda mais crucial. Uma derrota pode colocar a equipe de Diniz na zona de rebaixamento, dependendo dos resultados de outras partidas. Além disso, quatro dias depois, o time enfrentará o Palmeiras no Dérbi, o que exigirá uma preparação intensa.
Após o confronto no Beira-Rio, o Corinthians só voltará a jogar na Neo Química Arena na 31ª rodada, enfrentando o Vitória, outro clube que luta contra o rebaixamento. Em casa, o Timão ainda receberá Mirassol, Botafogo e Grêmio, enquanto fora enfrentará o Inter, o Palmeiras, o São Paulo, e ainda terá confrontos contra Vasco, Atlético-MG e Remo. Entre esses adversários, somente o Atlético-MG não está na briga contra o descenso e tem foco nas competições de copas. Portanto, a reta final da temporada promete ser desafiadora para o Corinthians.



