Neste sábado, 26, o artista visual Don M. Vargas fará o lançamento do Manifesto Arte Brasil, um movimento cultural que surgiu após seu rompimento com a esquerda. O evento ocorrerá em Barueri, na Grande São Paulo, e incluirá a abertura da exposição Os Onze Excelentes, com início programado para as 17h.
Vargas justificou sua decisão de se distanciar da esquerda em função da reação de parte desse segmento político ao assassinato do ativista americano Charlie Kirk. O Manifesto Arte Brasil, idealizado por Don M. Vargas e com curadoria de Ana Paula Rocha, tem como objetivo defender a liberdade criativa e proporcionar um espaço maior para artistas de diferentes orientações políticas.
Os organizadores do movimento criticam a concentração ideológica nos mecanismos de financiamento e curadoria da cultura no Brasil e pretendem levar essa discussão ao encontro. O documento do manifesto sugere a revisão de critérios nos editais e nas leis de incentivo, além de propor um aumento no apoio privado à produção cultural e a criação de uma rede para artistas e produtores independentes.
Na exposição Os Onze Excelentes, que será inaugurada durante o evento, Don Vargas apresentará obras inéditas que fazem críticas visuais a integrantes do Poder Judiciário. Entre as obras estão O Dino Original, O Retrato de Cármen e O Estado Não É Sua Mãe.
A programação do encontro incluirá debates sobre financiamento cultural, identidade brasileira e mercado de arte, além da leitura pública do manifesto. O evento ocorrerá no Espaço Mil, em Barueri, das 17h às 23h, com entrada gratuita mediante credenciamento.
Entre os convidados para a festividade está Ingo Câmara, uma figura conservadora de Santa Catarina e autor do livro ‘O Jovem e a Política’.



