Em um gesto simbólico em meio a crescentes tensões comerciais entre Brasil e Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou as redes sociais para enviar uma mensagem direta ao ex-presidente americano Donald Trump. No vídeo divulgado no sábado, Lula aparece plantando uma muda de uva no Palácio da Alvorada.
Na gravação, o presidente convida Trump para um diálogo, buscando amenizar as recentes divergências. “Estou plantando comida, não violência e ódio”, declarou Lula, em uma clara referência às disputas comerciais que têm marcado a relação entre os dois países. O vídeo surge em um momento delicado, após a imposição de tarifas de 50% por parte do governo americano sobre produtos brasileiros.
A mensagem de Lula ocorre poucos dias após a entrada em vigor de uma sobretaxa de 40% sobre produtos brasileiros, imposta pelos Estados Unidos. Além das medidas econômicas, os dois líderes trocaram críticas públicas e ainda não estabeleceram contato direto, seja por meio de encontros ou conversas telefônicas.
Durante o vídeo, Lula expressa o desejo de que Trump visite o Palácio da Alvorada, reforçando a importância do diálogo e do multilateralismo nas relações internacionais. “Queria aproveitar este sábado, em que estou plantando o pé de uva Vitória aqui no Palácio da Alvorada, um lugar que espero que um dia você possa visitar”, afirmou o presidente.
Lula também mencionou a possibilidade de destinar a produção de uva para a merenda escolar caso as tarifas dificultem a exportação. “Não adianta o presidente Trump taxar a nossa uva, porque, se for necessário, ela vai para a merenda escolar, sobretudo porque é uma uva sem semente”, concluiu.
Fonte: http://revistaoeste.com