Criando fotos instantâneas com IA no Gemini

Aprenda a montar suas imagens estilo Polaroid

Criando fotos instantâneas com IA no Gemini
Foto: Bruno De Blasi/Canaltech

A tendência de gerar fotos instantâneas no estilo Polaroid com IA se popularizou nas redes sociais. Veja como fazer a sua!

Fotos instantâneas no estilo de câmeras Polaroid geradas com IA viralizaram nas redes sociais nesta semana. A tendência que reúne duas pessoas se abraçando vem de uma publicação recente do Google, que ensina a fazer a edição pelo Gemini com o Nano Banana — veja como criar a sua.

Como criar imagens de Polaroid no Gemini

Para montar a sua foto instantânea, faça o seguinte:
1. Abra o Gemini (Web | Android | iOS);
2. Anexe imagens das pessoas que vão participar da foto;
3. Envie o seguinte comando: “Crie uma imagem no estilo de foto instantânea juntando as pessoas das imagens enviadas em uma única foto”;
4. Aguarde o Gemini gerar a imagem;
5. Salve e compartilhe nas redes sociais.

Personalização das imagens

Você pode personalizar a imagem ao alterar o prompt de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, ao enviar uma foto sua quando criança e outra mais recente, é possível usar o comando “Crie uma imagem no estilo de foto instantânea e faça a minha versão atual abraçar a minha versão do passado”. Outra opção é enviar apenas uma imagem sua mais recente e pedir para criar uma versão mais jovem ou com idade mais avançada: “Imagine a minha versão de 60 anos abraçando a minha versão atual e crie uma imagem no estilo de foto instantânea”. Os exemplos de prompt foram compartilhados pelo Google em seu perfil do Instagram.

Questões legais a considerar

É importante ter permissão para fazer a edição com IA e, principalmente, publicá-las nas redes sociais. Ao Canaltech, o advogado de tecnologia e inovação da V+Tech, Paulo Henrique Fernandes, destaca que o uso da imagem de uma pessoa sem consentimento pode gerar questionamentos jurídicos, especialmente em relação a figuras públicas.

Proteção de dados e imagem

A DPO do Viseu Advogados, Antonielle Freitas, ressalta que a proteção de dados é outro fator que precisa ser considerado. Imagens identificáveis de pessoas são consideradas como “dados pessoais” pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A criação, edição e publicação dessas mídias requer consentimento, e a exceção da LGPD para uso pessoal não se aplica se as imagens forem tornadas públicas.
Procurado pela reportagem, o Google não retornou até o momento os questionamentos sobre o uso de imagens de figuras públicas no Gemini. A matéria poderá ser atualizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *