Saúde e infraestrutura são os pedidos da Assembleia Itinerante

A 27ª edição da Assembleia Itinerante, programa de interiorização da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), reuniu ontem (21), em Santo Antônio da Platina, lideranças políticas, entidades e moradores da região do Norte Pioneiro, que apresentaram uma série de demandas voltadas principalmente para investimentos em infraestrutura e saúde.

“A Assembleia Itinerante aproxima o Poder Legislativo da população, ouvindo de perto as necessidades das comunidades e ajudando a transformar essas reivindicações em conquistas concretas para o Paraná. Prestamos contas da última vez que estivemos aqui, em 2023, e agora voltamos para Curitiba com novos pedidos, que vamos buscar junto ao governo do Estado”, comentou Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná.

Infraestrutura

A Prefeitura de Santo Antônio da Platina solicitou intervenção na Santa Casa de Jacarezinho, municipalização da PR-439 e sua duplicação, além da instalação de um aeroporto para a região.

A OAB de Santo Antônio da Platina apresentou uma série de demandas voltadas ao fortalecimento da advocacia e da estrutura judiciária na região. Entre os pedidos estão o apoio para buscar a majoração da tabela estadual de honorários da advocacia dativa, com previsão de correção anual mínima pela inflação; a construção de novos edifícios dos fóruns nas comarcas de Santo Antônio da Platina e Joaquim Távora, em razão da falta de acessibilidade e da inadequação das atuais instalações; e a implantação da Delegacia da Mulher em Santo Antônio da Platina.

Também foram solicitados apoio à revisão do Código de Normas do Foro Extrajudicial, a regulamentação do tratamento humanizado a presos em situações específicas, a criação de polos industriais nos municípios da região e a instituição de escolas técnicas profissionalizantes. Além disso, a OAB pediu a conclusão da duplicação da PR-151, no trecho entre Piraí do Sul e Jaguariaíva, e apoio para a construção de viadutos em Santo Antônio da Platina, visando melhorar a mobilidade e a segurança de pedestres e motoristas.

Já o Sindicato Rural do município apresentou demandas relacionadas principalmente à infraestrutura e à saúde. Foram solicitadas melhorias na PR-092, com pavimentação e sinalização no trecho entre Santo Antônio da Platina e Andirá, além da duplicação da mesma rodovia no trecho entre Joaquim Távora e Jaguariaíva. O sindicato também reivindicou a destinação de uma ambulância UTI móvel para o município, garantindo mais segurança no atendimento emergencial da população.

A Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) solicitou a criação de um Centro de Treinamento da Polícia Militar na cidade de Londrina, providências quanto aos serviços prestados pela Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho e apoio à instalação de um aeroporto no município de Joaquim Távora.

Os vereadores de Santo Antônio da Platina apresentaram uma extensa lista de pedidos. Entre os destaques estão a implantação de programas habitacionais populares, ampliação do Programa Luz para Todos, recapeamento e duplicação de rodovias (PR-092 e BR-153), recursos para o Parque Industrial, rede de esgoto e saneamento básico no Distrito da Platina, pavimentação asfáltica e iluminação pública em estradas e bairros, reforma de escolas estaduais, além da construção de creches, escolas e portais de entrada nos distritos de Platina e Monte Real.

Saúde

Na área da saúde, foi solicitada a ampliação do Hospital Regional do Norte Pioneiro, apoio a programas de recuperação de dependentes químicos — incluindo convênios com comunidades terapêuticas —, implantação de uma Unidade de Cuidados à Gestante e à Criança no município, aquisição de monitor fetal cardiógrafo ou cardiotocógrafo e aparelho de ultrassom obstétrico.

Demandas

Para o esporte e o lazer, os vereadores pediram a revitalização de quadras e campos de futebol, instalação do programa “Meu Campinho”, aquisição de kits poliesportivos, ônibus, veículos de apoio, ambulância e recursos para a reforma do Estádio José Eleotério da Silva.

O turismo também foi contemplado, com pedidos de revitalização do Morro do Bim, reforma da Estação da Platina, aquisição de locomotiva e vagão e incentivo aos artistas e músicos locais. Já no setor agrícola, foram requeridos programas de mecanização agrícola, incentivo à agricultura familiar e apoio à agroindústria rural.

Outras demandas incluíram a criação de uma feira permanente de produtos artesanais e gastronômicos, instalação de câmeras de monitoramento, reforço da segurança pública, construção de um polo de serviços públicos no distrito de Conselheiro Zacarias, implantação de escolas rurais com acesso à internet, além da destinação de veículos para o Programa Mais Cidades, para o Centro de Convivência do Idoso e para a APAE.

Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:

Mata o filho recém-nascido e esconde na sacola

Óbitos de Curitiba em 21 de agosto de 2025

Comer mirtilo pode adicionar anos à sua vida

Calor no inverno em todo o Paraná deve durar até sábado

Facção que articulava matar juízes e policiais é alvo de operação

Podemos extrair eletricidade do ar

Horóscopo de 22 de agosto de 2025

Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan

Alexandre Curi vai discutir os desafios futuros do Paraná, em Maringá

Guto Silva pede “help” à bancada federal

Dinheiro da reforma da CEU foi gasto em outro projeto

Marcio Nunes se fortalece para 2026

Sergio Moro vai estar na executiva da União Progressista

Renato Freitas caiu do cavalo no STF

Fonte:Blog do Tupan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *