Moraes Solicita Extradição de Ex-Assessor Tagliaferro, Denunciado pela PGR por Múltiplos Crimes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), formalizou um pedido de extradição de Eduardo Tagliaferro, seu ex-assessor que reside atualmente na Itália. A medida surge em meio a acusações da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Tagliaferro, envolvendo uma série de crimes. A solicitação foi realizada antes da apresentação formal da denúncia pelo procurador-geral Paulo Gonet.

Tagliaferro tornou-se alvo de investigação após a divulgação de conversas que sugeriam a produção de relatórios pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a pedido do gabinete de Moraes. Esses documentos, segundo apurações, serviram de base para decisões do ministro em processos relacionados ao inquérito das fake news de 2022, que atingiram aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A defesa de Tagliaferro reagiu com indignação, classificando o caso como uma “perseguição”. Os advogados alegam que a ação busca desviar a atenção de supostos abusos e ilegalidades ligados aos vazamentos conhecidos como “Vaza Toga”, numa alusão à operação Lava Jato. A defesa questiona ainda o receio de novas revelações.

Recentemente, a PGR denunciou Tagliaferro por quatro crimes distintos: violação de sigilo funcional, coação no curso do processo, obstrução de investigação e tentativa de abolição do Estado democrático de Direito. A Polícia Federal já havia indiciado o ex-assessor em abril, sendo Moraes o relator do caso no STF.

Em contrapartida, Tagliaferro nega as acusações. Sua defesa reafirma que ele não é responsável por nenhum vazamento. A PGR sustenta que Tagliaferro teria revelado informações confidenciais obtidas em razão de seu cargo para obstruir investigações e favorecer interesses próprios e de terceiros. Além disso, Tagliaferro planeja apresentar uma denúncia contra Moraes no Parlamento Europeu.

A PGR argumenta que a saída de Tagliaferro do país e a intenção de revelar informações sigilosas no exterior demonstram alinhamento com uma organização criminosa ligada a atos antidemocráticos. Para a Procuradoria, o objetivo seria incitar novos atos contra a democracia e disseminar notícias falsas contra o STF, interferindo no livre exercício do Poder Judiciário.

Fonte: http://revistaoeste.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *