Maior superlua do ano: como observar o fenômeno

A superlua do castor será visível nesta quarta-feira, 5 de novembro

Maior superlua do ano: como observar o fenômeno
Imagem com múltipla exposição, duas imagens. Foto: ns sobrepostas * Brasília (DF)

Nesta quarta-feira (5/11), a maior superlua do ano, a "lua do castor", será visível em todo o Brasil. Confira como observá-la!

Nesta quarta-feira (5/11), os apaixonados por astronomia poderão apreciar a maior superlua do ano, a chamada “lua do castor”. O fenômeno se dá quando a Lua cheia está em seu perigeu, o ponto mais próximo da Terra, podendo ser vista a olho nu, desde que o céu esteja limpo.

O que é a superlua?

Durante a superlua, a Lua pode atingir cerca de 357 mil quilômetros de distância da Terra, em comparação com a média de 384,4 mil quilômetros. Isso resulta em uma aparência até 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal, criando um espetáculo noturno impressionante. Especialistas recomendam que a observação ocorra em locais distantes de poluição luminosa, para que a visão seja a mais clara possível.

Dicas para a observação

O Observatório Nacional sugere que os interessados consultem o guia de efemérides astronômicas do Observatório do Valongo da UFRJ, que orienta sobre os fenômenos celestes visíveis. Os entusiastas da fotografia podem capturar boas imagens utilizando celulares apoiados em superfícies estáveis ou câmeras DSLR com lentes teleobjetivas apropriadas.

Próximos eventos astronômicos

Além da superlua, novembro também traz outros fenômenos, como a chuva de meteoros Leonidas. Essa época é uma excelente oportunidade para redescobrir a beleza do céu noturno e se conectar com a astronomia.
A primeira lua cheia de novembro, a “lua do castor”, é uma tradição que remonta a séculos, associada à atividade dos castores. Embora a superlua de novembro não seja a última do ano, espera-se que o próximo evento em 4 de dezembro não apresente o mesmo brilho.

Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *