Silvio Costa Filho defende isenção para o mercado interno

Em 4 de novembro de 2025, o ministro Silvio Costa Filho se manifestou contra a cobrança de taxa de bagagem em voos nacionais, defendendo liberdade para o mercado internacional.
Em 4 de novembro de 2025, durante uma entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, se manifestou contra a cobrança de taxa de bagagem em voos nacionais, defendendo a isenção dessa tarifa. Para viagens internacionais, no entanto, ele sugere que o mercado tenha liberdade para cobrar ou não essa taxa.
A posição do ministro
O ministro afirmou: “Eu defendo que aqui no país a gente não tenha o aumento da bagagem, dessa taxa, mas para voos internacionais a gente possa liberar o mercado internacional e automaticamente a gente fazer a cobrança dessa taxa porque essa é uma política internacional”. Ele ainda mencionou que a questão da taxa de bagagem depende de decisões do Congresso, uma vez que as empresas têm liberdade econômica, e o governo não pode intervir sem a autorização do Legislativo.
Impactos da pandemia
Silvio Costa Filho ressaltou que a pandemia impactou significativamente os preços das passagens aéreas devido à baixa oferta de aeronaves. Ele busca também a redução dos custos das passagens, ao passo que pede um melhor planejamento dos passageiros para que possam encontrar preços mais acessíveis. O ministro comentou sobre a recuperação das empresas aéreas, citando que a Azul deve sair do plano de recuperação judicial até o fim do ano.


