A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou nesta quarta-feira (27), um treinamento em repressão ao mercado ilegal de bebidas alcoólicas. A atividade contou com a participação de cerca de 45 servidores da instituição, no auditório do 1° Distrito Policial da Capital, no Centro de Curitiba.
O curso foi ministrado por Gabriel Leoncio Lima e Roberto Bianchi, representantes da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), e teve como foco a identificação de bebidas adulteradas.
Conforme o delegado da PCPR Erick Guedes, durante a capacitação, foram abordadas técnicas de verificação de rótulos e lacres de garrafas, especialmente em bebidas destiladas como whisky e vodka, que costumam ser falsificadas.
“O objetivo é possibilitar que os policiais reconheçam irregularidades durante fiscalizações em bares, eventos e estabelecimentos comerciais, adotando as medidas previstas em lei, como o registro de boletim de ocorrência e o encaminhamento à delegacia responsável”, explica.
A presidente da Abrabe, Cristiane Foja, reforça que a parceria com as forças de segurança é fundamental para combater o mercado ilegal de bebidas, que ameaça a saúde do consumidor e prejudica toda a cadeia produtiva formal.
“Nosso papel é compartilhar conhecimento técnico para que os agentes possam identificar irregularidades e agir com rapidez e segurança. Somente com união de esforços conseguiremos reduzir a circulação de produtos ilícitos no país”, ressalta.
O treinamento foi aberto a servidores de todas as unidades da PCPR, incluindo áreas administrativas.
Fonte:Polícia Civil do Paraná