Obra no Bosque dos Salesianos gera protestos na zona oeste da capital

A Tegra Incorporadora inicia a retirada de 118 árvores em São Paulo, após polêmica com a Prefeitura e protestos de moradores.
Retirada de árvores em São Paulo
No dia 4 de novembro de 2025, a Tegra Incorporadora deu início à retirada de 118 árvores do Bosque dos Salesianos, localizado na zona oeste de São Paulo. A ação ocorre após um acordo com a Prefeitura e autorização do Tribunal de Justiça, após mais de um ano de disputas judiciais. O local, que possui 7 mil m² e abriga 207 árvores, será transformado em um complexo de torres residenciais.
Acordo e repercussões
Em agosto, a construtora firmou um Termo de Compromisso Ambiental que permite a remoção das árvores, desde que sejam plantadas 1.799 mudas nativas na região. Destas, 26 árvores nativas da Mata Atlântica, 66 de espécies exóticas e 7 invasoras serão cortadas. O documento também estipula que 19 exemplares já estão mortos. A Prefeitura, em nota, afirmou que a liberação das atividades se baseou em fundamentos técnicos e legais, priorizando o equilíbrio ambiental.
Protestos da comunidade
O início das obras gerou uma onda de protestos por parte de moradores, articulados pelo Movimento Salve o Bosque. Em um ato recente, as autoridades locais foram criticadas pela autorização da derrubada de árvores centenárias, que muitos consideram um dos últimos pulmões verdes da região. Carlos Alexandre de Oliveira, da Associação Viva Leopoldina, expressou preocupação com a devastação ambiental, ressaltando a contrariedade da ação às boas práticas de conservação.
Impacto ambiental
Em uma ação movida pelo Ministério Público em outubro de 2024, o promotor Carlos Henrique Prestes Camargo destacou os danos irreversíveis ao patrimônio ambiental da cidade. Com a destruição da área verde, os moradores da Lapa, que já enfrentam a falta de espaços verdes, temem as consequências para a qualidade de vida local. Elysa Levi Fonseca, uma moradora de 88 anos, também defendeu a relevância histórica do local, que era parte de um colégio de padres salesianos.

