Discussão sobre legalidade das tarifas pode impactar a economia global

Nesta quarta-feira (5), Suprema Corte dos EUA avalia a legalidade das tarifas de Trump, com implicações para a economia global.
Nesta quarta-feira (5), a Suprema Corte dos EUA ouve argumentos sobre a legalidade das tarifas abrangentes de Donald Trump, em um caso que pode impactar a economia global. As audiências estão programadas para começar às 12h (horário de Brasília), enquanto tribunais inferiores afirmaram que o uso da IEEPA para impor as tarifas ultrapassou a autoridade presidencial.
Contexto do caso
As tarifas, que incidem sobre produtos importados, podem somar trilhões de dólares para a economia dos EUA na próxima década. Trump, que tem utilizado essas tarifas como uma ferramenta de política econômica e externa, argumenta que a sua derrubada poderia levar à ‘ruína da nação’. As ações judiciais foram movidas por empresas afetadas e 12 estados, muitos deles sob liderança democrata.
Implicações políticas
A presença do secretário do Tesouro, Scott Bessent, na audiência destaca a importância do caso para o governo. Embora normalmente a Suprema Corte leve meses para decidir, o governo Trump pede agilidade na resolução. A IEEPA permite que o presidente regule o comércio em situações de emergência, mas seu uso para tarifas é inédito.
O papel do Congresso
A Constituição dos EUA confere ao Congresso a autoridade de estabelecer impostos e tarifas, levantando questões sobre a legalidade das ações de Trump. O Departamento de Justiça argumenta que a IEEPA permite a regulação das importações, mas o debate sobre os limites do poder executivo está em pauta.
Notícia feita com informações do portal: www.infomoney.com.br



