Entenda os motivos da mudança temporária na presidência

O ministro Alexandre de Moraes presidirá a sessão do STF nesta quinta-feira, 6 de novembro de 2025, devido à ausência de Edson Fachin, que participará da Cúpula do Clima em Belém.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), presidirá a sessão plenária da Corte, nesta quinta-feira (6/11), devido à viagem do vice-presidente Edson Fachin para Belém (PA). Fachin participará da Cúpula do Clima, que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), agendada para ocorrer entre 10 e 21 de novembro.
Mudança temporária na presidência
Como Fachin não irá se ausentar do país, Moraes presidirá somente a sessão e não o tribunal. Após a abertura da Cúpula, Fachin retornará a Brasília, onde presidirá a sessão da próxima quarta-feira (12/11) e se afastará novamente. Fachin anunciou sua viagem durante a sessão desta quarta-feira (5/11), ressaltando a importância do clima como um dos principais desafios globais que requer ações urgentes.
Papel do Judiciário
Fachin afirmou: “A mudança do clima é um dos temas que definem nosso tempo. É um desafio global que exige respostas urgentes. O Judiciário tem um papel a desempenhar, papel de proteção de direitos fundamentais”. Em 13 de novembro, ele irá para a COP, onde lançará a “Declaração de Juízes Sobre Justiça Climática” e trabalhará na promoção da cooperação contra o crime e no desenvolvimento de políticas para combater organizações criminosas.
Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com



