Itamaraty Responde à Casa Branca: Defesa da Democracia é Prioridade na Liberdade de Expressão

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) emitiu uma nota contundente em resposta às recentes declarações da Casa Branca sobre a defesa da liberdade de expressão em escala global. O governo brasileiro reafirma que a proteção da democracia e o respeito à vontade popular, expressa nas urnas, são pilares fundamentais para garantir a liberdade de expressão.

O Itamaraty condenou veementemente o uso de medidas coercitivas por governos estrangeiros, enfatizando a importância da soberania nacional. “O governo brasileiro condena o uso de sanções econômicas ou ameaças de uso da força contra a nossa democracia”, declarou o ministério em nota oficial. A proteção da soberania nacional é vista como uma obrigação constitucional dos três poderes da República.

O comunicado do Itamaraty também rejeita qualquer forma de pressão externa sobre as instituições brasileiras. Segundo o ministério, o governo brasileiro repudia a tentativa de instrumentalização de governos estrangeiros por forças antidemocráticas, visando coagir as instituições nacionais.

A reação do Itamaraty surge após declarações da secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, sobre o uso de poder econômico e militar para proteger a liberdade de expressão globalmente. “O presidente [Donald Trump] não tem medo de usar o poder econômico e o poderio militar dos Estados Unidos da América para proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”, afirmou Leavitt.

A declaração foi feita em resposta a uma pergunta sobre possíveis medidas contra países da Europa e o Brasil, incluindo o processo que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro. Leavitt enfatizou que a defesa da livre expressão é uma prioridade central para o governo Trump na política internacional.

Fonte: http://revistaoeste.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *