Paraná avança com implantação do Bonde Urbano Digital: tecnologia inovadora chega à Região Metropolitana de Curitiba

O Governo do Paraná, através da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), dá um passo importante rumo à modernização do transporte público. Nesta quinta-feira (6), tem início a instalação dos ímãs que guiarão o inovador Bonde Urbano Digital (BUD), um sistema de transporte coletivo que promete revolucionar a mobilidade na Região Metropolitana de Curitiba.

O projeto piloto será implementado entre Pinhais e Piraquara, com as obras concentradas na Rodovia João Leopoldo Jacomel, entre os quilômetros 6 e 7. Este trecho de 1,3 quilômetro será o palco dos testes de autonomia total do veículo, marcando um avanço significativo para o transporte público da região. Para minimizar o impacto no trânsito, as intervenções ocorrerão das 10h às 17h, fora dos horários de pico.

Durante a instalação dos ímãs, haverá bloqueio parcial de uma das pistas, mas a via não será de uso exclusivo do Bonde Urbano Digital. A tecnologia empregada é de baixo impacto, conforme destacado pelas autoridades: “Os ímãs são instalados com um metro de distância entre cada um e apenas sete centímetros de profundidade, o que exige uma intervenção mínima. É uma tecnologia versátil, que não causa transtornos e em breve beneficiará milhares de pessoas”.

No Terminal de Piraquara, a instalação dos ímãs já está em andamento, servindo como base para otimizar o processo de implantação. Neste primeiro momento, serão instalados mil ímãs, sendo 750 na rodovia e 250 no Terminal São Roque. O BUD, um veículo 100% elétrico, ficará estacionado no Terminal de Piraquara, onde uma garagem com oficina de manutenção e ponto de recarga já foi finalizada.

O Bonde Urbano Digital representa um marco para o Paraná, que se tornará o primeiro estado da América do Sul a contar com um sistema de transporte coletivo sem trilhos. A expectativa é que os primeiros testes comecem em breve, sinalizando um futuro mais sustentável e eficiente para a mobilidade urbana na região.

Fonte: http://massa.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *