Ação ocorreu em Praia Grande, SP, durante monitoramento do animal debilitado.

Ibama multou dois homens em Praia Grande por interagir com uma baleia-jubarte debilitada. A ação foi considerada grave devido ao estado do animal.
Na manhã de 06 de novembro de 2025, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou dois homens em Praia Grande, SP, por interagir com uma baleia-jubarte debilitada. O animal, que estava sendo monitorado desde 14 de outubro, apresentava comportamentos atípicos e sinais de debilidade, como movimentação reduzida e manchas esbranquiçadas na pele.
Ações ilegais e fiscalização
Os agentes do Ibama identificaram dois episódios em que os homens foram flagrados mergulhando próximo à baleia. A prática é proibida pela portaria 117/1996, e a conduta é considerada ainda mais grave devido ao estado de saúde do animal. Durante a abordagem, os homens também registraram a interação com o animal e compartilharam as imagens nas redes sociais, aumentando a violação das normas de proteção ambiental.
Monitoramento do animal
Desde que foi avistada, a baleia-jubarte vinha sendo monitorada devido a seus comportamentos preocupantes. As autoridades ambientais alertam que a interação indevida pode prejudicar ainda mais a recuperação do animal, que já apresenta sinais de debilidade. O Ibama reitera a importância de respeitar as normas de proteção da fauna marinha para garantir a segurança dos animais e a preservação do meio ambiente.
Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com



