Carlos Fávaro preside eleição do novo diretor-geral do IICA

Muhammad Ibrahim é o novo líder do instituto para o período de 2026 a 2030

Carlos Fávaro preside eleição do novo diretor-geral do IICA
Foto: Carlos Silva/Mapa

Durante a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025, Carlos Fávaro preside a eleição do novo diretor-geral do IICA, Muhammad Ibrahim.

Em 4 de setembro de 2025, durante a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas, o ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, presidiu a eleição do novo diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). A votação ocorreu na tarde desta terça-feira e contou com a participação de 32 países membros.

O processo eleitoral

No pleito, disputaram o cargo Fernando Matos, ex-ministro da Agricultura do Uruguai, e Muhammad Ibrahim, ex-diretor-geral do Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino da Guiana. Muhammad Ibrahim foi eleito para o mandato de 2026 a 2030, com a posse marcada para 15 de janeiro de 2026.

Compromissos e visões

Carlos Fávaro ressaltou o caráter democrático da escolha e a importância do novo mandato para fortalecer a cooperação agrícola nas Américas. Ele destacou a relevância de pautas como sustentabilidade, inovação tecnológica e respeito ao meio ambiente. Em sua primeira declaração após a eleição, Muhammad Ibrahim se comprometeu a priorizar a inclusão social e a capacitação técnica no IICA, enfatizando a importância da cooperação e da inovação para o futuro da agricultura na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *