Governador destaca avanços na segurança das barragens após tragédias

Zema afirma que riscos de rompimento de barragens são parte do passado, com todas sendo descomissionadas. O governador comentou as tragédias de Mariana e Brumadinho.
Em Minas Gerais, 6 de novembro de 2025, o governador Romeu Zema (Novo) afirmou que os riscos relacionados ao rompimento de barragens de rejeitos de mineração, como os que afetaram as cidades de Mariana e Brumadinho, são parte do passado. A declaração foi feita durante um evento na Casa Firjan, no Rio de Janeiro. Zema destacou que todas as barragens estão sendo descomissionadas e que a segurança no estado está em constante progressão.
Tragédias e impactos no estado
Recentemente, completaram-se dez anos do rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, que causou a morte de dezenove pessoas, além dos 270 mortos pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. O governador garantiu que, com o descomissionamento dessas estruturas, os riscos associados a elas serão eliminados. “A cada dia que passa, nós temos um estado mais seguro”, afirmou Zema.
Avanços em transição energética
Além de enfatizar a segurança das barragens, Zema mencionou a presença de minerais raros, como lítio e nióbio, que contribuem para as metas de transição energética do estado. Ele ressaltou que Minas Gerais foi o primeiro estado da América Latina e Caribe a aderir à campanha mundial Race to Zero, que busca zerar emissões de carbono. “Nosso aço tem a menor pegada de carbono do mundo”, reforçou o governador.
Próximos passos e compromissos
Após o evento, Zema seguiu para Passos (MG), onde participará da inauguração da cervejaria do Grupo Heineken. Ele acredita que, quando o mundo valorizar adequadamente a menor pegada de carbono, Minas estará bem posicionada no cenário global.


