Embrapa distribui sêmen de touros para pecuaristas familiares

Ação do Projeto Qualigen visa melhorar a genética bovina

Embrapa distribui sêmen de touros para pecuaristas familiares
Portal CompreRural

No dia 23 de outubro, a Embrapa Pecuária Sul distribuiu 200 doses de sêmen de touros para pecuaristas familiares, visando o melhoramento genético dos rebanhos.

No dia 23 de outubro, a Embrapa Pecuária Sul entregou 200 doses de sêmen de touros a pecuaristas familiares, parte do Projeto Qualigen, que visa melhorar a genética dos rebanhos. A ação ocorreu durante o Dia de Campo na instituição e é resultado de uma parceria com a Fetag/RS e sindicatos de trabalhadores rurais.

Parceria para melhoramento genético

As doses de sêmen são de touros que se destacaram em avaliações de desempenho da Embrapa e foram doadas pela Associação Brasileira de Angus e Ultrablack. A pesquisadora Vivian Timpani, coordenadora do Qualigen, destacou que, além do sêmen, kits de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) são distribuídos, contribuindo para a qualificação dos produtores. Os sindicatos de Alegrete e Santo Antônio da Patrulha, que integram o projeto este ano, selecionam os produtores que participarão e gerenciam a logística de inseminação.

Coleta de dados e avaliação genética

Os dados coletados na implementação do projeto são enviados à Embrapa, onde se tornam parte do banco de dados para avaliação genética. Essas informações são cruciais para aumentar a precisão das avaliações no âmbito da pecuária familiar, refletindo na qualidade dos rebanhos.

Impacto na pecuária familiar

O projeto visa promover a disponibilidade de sêmen de touros testados e reconhecidos dentro das provas de desempenho das raças taurinas, como Angus, Ultrablack, Hereford, Braford, Brangus e Charolês. Com isso, busca-se não apenas melhorar a genética dos rebanhos, mas também aumentar o valor dos animais comercializados e aprimorar os sistemas de produção dos pecuaristas familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *