Apesar da recente contração do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, o Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, assegurou que os dados econômicos atuais não indicam uma recessão iminente na maior economia do mundo. Bessent fez as declarações durante um depoimento ao Comitê de Apropriações da Câmara dos Deputados nesta terça-feira, buscando acalmar as preocupações do mercado.
Bessent demonstrou otimismo em relação ao futuro próximo, sinalizando a possibilidade de uma revisão positiva nos números do PIB do primeiro trimestre. Segundo o secretário, uma análise detalhada dos dados o leva a crer que os números serão ajustados para cima. No entanto, ele não especificou quais elementos da análise o levaram a essa conclusão.
O Departamento de Comércio dos EUA divulgou na semana passada que o PIB do país sofreu uma contração de 0,3% em taxa anualizada no primeiro trimestre deste ano. Esse resultado representou a primeira retração econômica em três anos, gerando debates sobre a saúde da economia americana e o risco de uma possível recessão.
Em outro ponto crucial de seu depoimento, Bessent abordou a delicada situação do teto da dívida federal. Ele afirmou que o Tesouro está em “estado de alerta” devido à iminente exaustão da capacidade de endividamento do governo. Apesar da preocupação, o secretário prometeu que o governo honrará todas as suas obrigações de pagamento.
“O Congresso acabará aumentando ou suspendendo o teto da dívida novamente, e o governo não usará nenhum ‘artifício’ para contorná-lo”, garantiu Bessent, buscando transmitir confiança em meio às incertezas fiscais. A declaração visa tranquilizar os mercados e evitar uma crise de confiança na capacidade de pagamento dos Estados Unidos.
Fonte: http://www.infomoney.com.br