Impacto de Bortoleto na Fórmula 1 sobre o automobilismo brasileiro

A presença do piloto no GP de São Paulo inspira novas gerações

Impacto de Bortoleto na Fórmula 1 sobre o automobilismo brasileiro
Gianluca Petecof (à esquerda) e Felipe Malinovski (à direita) estavam presentes no GP de São Paulo de F1. Foto: iG

A presença de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1 inspira novas gerações de pilotos no Brasil, conforme revelam colegas de outras categorias.

A presença de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1 ao longo de 2025, especialmente em sua estreia no GP de São Paulo, tem inspirado pilotos de diferentes categorias no Brasil. No paddock de Interlagos, Gianluca Petecof (Stock Car) e Felipe Malinovski (Copa HB20) conversaram sobre a importância da presença brasileira na elite do automobilismo mundial e como isso pode impactar o cenário nacional.

A importância da representatividade

“É uma felicidade imensa. A gente sabe o quanto é difícil esse caminho. O Gabriel é um grande amigo, a gente se conhece há muito tempo… Ele veio da F3, da F2, e é resultado de anos consecutivos de trabalho”, contou Petecof. Malinovski também destacou o peso da torcida brasileira na trajetória do jovem piloto: “Ter essa vibe do povo brasileiro é muito bom. Dá ao cara a sensação de que ele tem em quem se apoiar, quem representar. Isso fortalece o foco e a dedicação”.

Reflexos nas pistas brasileiras

A repercussão de Bortoleto já traz reflexos visíveis nas pistas brasileiras. “Com certeza atrai um novo olhar para o automobilismo aqui. Hoje tem muita opção: Stock Car, Turismo Nacional, HB20, NASCAR… Tudo isso se torna mais interessante quando há essa representatividade”, comentou Malinovski. Ele ainda destacou a presença de um público mais jovem e feminino, ampliando a base de fãs do esporte.

Desafios e expectativas

Embora o contato com Bortoleto na semana da corrida tenha sido difícil, devido à sua agenda apertada, Petecof garantiu que o amigo está preparado: “Ele é muito centrado, muito humilde. Essa semana é difícil, porque ele precisa se concentrar e ao mesmo tempo lidar com milhares de pessoas querendo a atenção dele. O importante é absorver tudo e manter o foco na pista.” Na tradicional aposta para o GP de São Paulo, os palpites foram de coração, com Malinovski torcendo por Charles Leclerc e Petecof sonhando com uma vitória de Hamilton e Bortoleto no pódio.

Notícia feita com informações do portal: esporte.ig.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *