Primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio ocorre em todo o Brasil

Neste domingo (9), 4,8 milhões de estudantes fazem o Enem em todo o Brasil. Provas acontecem em 1.804 municípios.
Neste domingo (9 de novembro de 2025), 4,8 milhões de estudantes de todo o Brasil estão em sala de aula para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas estão sendo aplicadas em 1.804 municípios, marcando o primeiro dia de testes da edição 2025. O exame será realizado também no próximo domingo, 16 de novembro.
Estrutura do exame
O Enem deste ano consiste em quatro provas objetivas e uma redação, totalizando 90 questões. Os estudantes têm 5 horas e 30 minutos para concluir as provas, que abrangem áreas como língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia, sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. A redação, que deve ser dissertativa-argumentativa, vale até 1.000 pontos e pode ter até 30 linhas.
Alterações na aplicação
Devido à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá no Pará, as provas em Belém, Ananindeua e Marituba terão aplicação em datas diferenciadas: 30 de novembro e 7 de dezembro, para melhor atender aos alunos dessas localidades.
Logística e regras do exame
Os candidatos precisam respeitar as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) para evitar a desclassificação. No Distrito Federal, onde 82 mil estudantes estão inscritos, a movimentação foi intensa, com alunos aguardando a abertura das escolas desde antes das 12h. O edital estabelece que os participantes devem chegar ao local de prova a partir das 12h e se apresentar até às 13h, momento em que os portões são fechados. O descumprimento dos horários e a falta de documentos válidos são motivos comuns para eliminação.
Expectativas dos candidatos
Alunos como Patrícia Magalhães, de 18 anos, que fará o Enem pela primeira vez, demonstram confiança e esperam um bom desempenho. “Quero cursar odontologia e estou tranquila, confiante no que aprendi”, disse ela, enquanto aguardava a abertura dos portões. O apoio familiar e a preparação ao longo dos anos são fatores que ajudam os candidatos a se sentirem mais seguros para o exame.
Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com




