Ministra do STF destaca a necessidade de combater práticas discriminatórias e promover a igualdade

Ministra Cármen Lúcia falou sobre desigualdade de gênero e os ódios que adoecem a sociedade brasileira.
Cármen Lúcia e o combate à desigualdade de gênero
No dia 10 de novembro de 2025, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, abordou questões cruciais sobre a desigualdade de gênero durante sua palestra na abertura do XVII Encontro Anual do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid), realizado em São Luís (MA). A ministra destacou que a sociedade brasileira está “adoecida pelos ódios”, refletindo sobre as raízes culturais que sustentam práticas discriminatórias.
Adoecimento pela cultura do ódio
Cármen Lúcia não hesitou em apontar que o Brasil enfrenta uma sociedade marcada por machismo, sexismo e misoginia. A ministra enfatizou que, apesar do discurso de igualdade, a realidade é diferente: “Todo mundo é a favor da igualdade, mas nós não temos igualdade”. Essa contradição, segundo ela, se manifesta nas oportunidades de ascensão profissional, onde as mulheres ainda enfrentam barreiras significativas.
A importância de espaços de diálogo
Durante a sua palestra, a ministra ressaltou a relevância dos encontros promovidos pelo Fonavid. Ela descreveu esses momentos como “verdadeiros abraços” que visam unir esforços em prol de um Brasil mais justo e igualitário. Cármen Lúcia afirmou que a violência contra as mulheres é um sintoma de um problema maior: o ódio que permeia a sociedade. “Precisamos aprender a plantar o afeto como antídoto à violência”, disse.
Crescimento da violência de gênero
Cármen Lúcia também chamou a atenção para o alarmante aumento dos casos de feminicídio e outras formas de violência de gênero no Brasil. Em cerca de duas semanas do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, a ministra reforçou que a desigualdade de tratamento entre gêneros ainda é evidente: “Em 2025, continua sendo desigual o tratamento entre homens e mulheres”.
Fonavid e suas discussões
O XVII Fonavid, que acontece até o dia 14 de novembro, reúne magistrados, membros do Ministério Público, defensores e especialistas com o objetivo de debater políticas eficazes para enfrentar a violência doméstica e familiar contra a mulher. O evento é presidido pelo juiz Francisco Tojal e tem como tema central a importância da educação e da comunicação nesse enfrentamento.
Ao final de sua fala, Cármen Lúcia deixou um apelo à sociedade: a necessidade urgente de promover uma cultura de afeto e respeito, essencial para curar os males que afligem a sociedade brasileira. Essa mensagem ecoa como um convite à reflexão sobre como cada um pode contribuir para um ambiente mais saudável e igualitário.
Fonte: www.metropoles.com
Fonte: m colorida de Cármen Lúcia em palestra sobre igualdade de gênero




